Falsos dreadlocks: a nova moda!
- Jahëna Louisin
- 23 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Os dreadlocks são conhecidos por serem um penteado que requer muita atenção, cuidado e especialmente paciência. Nem todos conseguem esperam longos anos para ter longos dreads.
Sabia que é possível ter falsos dreadlocks em algumas horas? Pois, o penteado é a nova moda em alguns países da África. Nas ruas de Lomé, é possível reparar rapidamente mulheres que usam orgulhosamente deste penteado, muitas vezes considerado como cabelo « sujo ».

Mudança de paradigma
Na África Ocidental, como em muitos países fora do continente, os dreadlocks foram por muito tempo associados aos rastas que sofreram e continuam a sofrer de preconceitos atribuídos a esta comunidade: drogas, uso de cannabis, etc.. Vistos como “sujos”, “cabelo de bandidos”, sempre foi difícil para um homem ou uma mulher ter este penteado sem ser discriminado/a/ . Embora os preconceitos permaneçam nos dia de hoje, é visível uma mudança de paradigma no olhar dado aos dreadlocks.
Tudo começou na Jamaica e nos Estados Unidos, onde a democratização do uso de dreadlocks permitiu modificar não só o aspecto do penteado, mas também daqueles que os carregavam. A onda na África e nas diásporas da volta ao cabelo natural também inclui a volta aos dreadlocks. O penteado voltou pouco a pouco a ser visto como um penteado real e como os outros... natural.

Hoje, alguns salões de beleza especializados nos dreadlocks (verdadeiros e falsos) existem na Costa do Marfim e no Benin e fazem muito sucesso na região. O sucesso, apagar o preconceito sobre os dreadlocks em mostrar a beleza do penteado em todas suas formas: cortes, cores, etc. e neste processo, celebrar a beleza negra.

“O” penteado protetor
A particularidade dos falsos dreadlocks é que também são uma excelente opção para aqueles que desejam ter um penteado protetor de qualidade: pode proteger seus cabelos naturais por mais de 6 anos! Eles facilitam o crescimento do cabelo, são facilmente maleáveis e parecem bem “naturais'
Homem ou mulher, qualquer seja o tipo de cabelo, poder usar este penteado a vontade.
E ai, vai sucumbir também?
