top of page

Bullet journal: caderno, agenda, calendário, diário, tudo que você quiser!


Se você se sente desorganizada, perdida nos dias, não se adapta às agendas convencionais e vive anotando coisas esparsas por aí que se perdem no lixinho da sua bolsa, o bullet journal é pra você! O bullet journal é um caderno de anotações que também é diário, que também é agenda, que também é calendário, que também é o que você quiser que ele seja! Tudo começa com um caderno, que pode ser pontilhado, quadriculado, sem pauta, com pauta...como tudo no BJ, a escolha é sua.

@opretelie Nesse caderno, você organiza suas tarefas, eventos, compromissos, lembretes, de forma que tudo fique de um jeito bonito e atraente para você. A ideia do BJ é que ele seja personalizado para suas necessidades e gostos. Então, se você tem muitas tarefas por semana a fazer, mas elas não são restritas a um dia específico, então uma agenda tradicional não se adequa a você. Assim como, se você for uma pessoa de muitos compromissos e eventos, um caderno comum não facilita sua organização.

@opretelie Como você pode perceber, o bullet journal, normalmente é criativo, ou seja, as pessoas que o têm gostam de decorar com cores, adesivos e uma caligrafia bem bonita. Isso, à primeira vista, assusta as pessoas que não curtem desenhar ou que não têm tempo para fazer algo tão caprichadinho. Mas é preciso sempre lembrar que a regra máxima do Bujo é que ele seja adequado a você, seu estilo e suas necessidades. Você não precisa gastar horas desenhando e fazendo técnicas avançadas de lettering para aderir ao caderninho.

@natalynery Um bullet journal, no geral, tem alguns elementos: - Planejamento semanal É a visão de como será sua semana. O que você vai fazer e o que você deseja fazer.

@laiza.vercosa -Planejamento mensal Fazer uma lista dos dias do mês, e anotar os eventos e compromissos fixos de cada dia. Isso dá uma visão geral do seu mês e é importante para ter uma ideia de como se organizar semanalmente. -Chave/índice de símbolos Nessa parte, você vai ter uma espécie de legenda para alguns símbolos que usar no Bujo.

@laiza.vercosa -Tracker Essa é uma das partes mais legais do Bujo. Pense em hábitos que você quer construir/manter ao longo do mês ou do ano. Faça uma lista deles e acompanhe seu desenvolvimento, anotando os dias em que você conseguiu ou não fazer o que queria. Se você ainda não entendeu bem como funciona ou se interessou, mas ainda não está confiante sobre como começar, eu lhe dou DUAS dicas. A Nátaly Nery postou um vídeo recentemente sobre como ela faz seu bullet journal. O vídeo tá bem explicadinho e é muito inspirativo. Nele, ela ainda dá uma dica de livro para quem ainda está perdido no assunto. Comece! Sim! Compre um caderninho bonito, que seja fácil de carregar e comece a anotar coisas nele, seja frases que você deseja guardar, compromissos, listas de tarefas, listas de metas e objetivos, passo a passo de projetos...só comece. Comece com um caderninho! Como sugestão, indico os caderninhos lindos da @opretelie. Algumas fotos deste post são do perfil dela no instagram. Se nada disso te convenceu, então eu posso falar de mim. Quando tudo está um caos, eu abro o Bujo e escrevo uma frase só pra mim. Escrever, organizar meus afazeres, anotar e decorar meus objetivos me ajudou a ser não só mais organizada, mas também mais tranquila, focada, controlada em relação à ansiedade, enfim, a melhor versão de mim mesma.


  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon
  • Black Pinterest Icon
bottom of page